Começando com biscoitos

IMG_7885

Eu tive blogs dos meus 10, 11 anos até os 17 – era meu hobby. Quando terminei o ensino médio e o ensino técnico e fui pra faculdade, a vontade de escrever foi diminuindo, e como todo mundo que já passou pela fase estudo+trabalho sabe, você não tem tempo nem pra comer, que dirá para escrever e pensar em posts.

E muitos anos depois estou eu aqui de volta – sendo extremamente prolixa como só eu sei, começando de novo com a receita que me fez começar muitas coisas tudo de novo também. A primeira vez que fiz essa receita de biscoito xadrez foi um sucesso: todo mundo em casa gostou e a empolgação foi tanta que depois daquele dia me incentivaram a continuar fazendo doces porque dava certo, porque eu levava jeito.

IMG_7787

A receita em si é muito simples e o ar da graça está na montagem. Me lembro de que da primeira vez que o vi – quando eu tinha 13 anos – fiquei pensando muito sobre como diabos ele ficaria quadriculado, pra ficar todo certinho daquele jeito.

IMG_7821

IMG_7846

IMG_7858

BISCOITO XADREZ

Ingredientes:
– 230g de manteiga sem sal
– 100g de açúcar refinado
– 5 ml ou 1 colher (chá) de essência de baunilha
– 350g de farinha de trigo
– 20g de chocolate em pó

Como fazer:
Bater na batedeira a manteiga com o açúcar até obter uma textura cremosa e branca. Adicione a baunilha e depois incorpore delicadamente a farinha de trigo.

Divida a massa em duas partes e em uma delas adicione o chocolate em pó. Leve a massa para descansar na geladeira por 20 minutos.

Depois de descansadas, divida as massas branca e preta em duas e faça rolinhos com cada uma. Disponha um rolo de massa branca ao lado de uma preta e sobreponha uma preta ao lado da branca, de modo que as cores se intercalem. Envolva em plástico filme, arremate as bordas para ficarem quadradinhas e leve ao congelador por 2 horas. Essa massa dura até 2 meses congelada.

Para assar, retire com antecedência os bloquinhos de biscoito e corte-os com cerca de 0,5cm de espessura. É importante esperar a massa descongelar um pouco, caso contrário o biscoito esfarela e fica dificil de cortar de maneira uniforme.

Asse em forno pré-aquecido a 160ºC (o forno daqui de casa é bem potente, então coloco numa temperatura mais baixa) por cerca de 20 minutos. É importante que a base esteja corada mas que a superfície do biscoito continue clarinha.

IMG_7892

Espero que gostem e testem em casa!

Beijos ;**

 

4 comentários sobre “Começando com biscoitos

Deixe um comentário

