Aproveitando o Fartura Gastronomia SP

Hoje eu e a Jó, uma amiga minha, demos uma passadinha no Fartura Gastronomia SP, evento de Gastronomia que acontece em algumas capitais do país – além de São Paulo, eles já passaram por Fortaleza e Porto Alegre e ainda farão eventos em Belo Horizonte e Tiradentes.

Ano passado tive o privilégio de participar do evento em Fortaleza e esse ano, quando vi que chegaria a primeira edição aqui em São Paulo, já marquei na agenda que iria! ;)

IMG_7996.JPG

O Fartura Gastronomia é um projeto criado para promover e desenvolver o cenário gastronômico brasileiro das mais diversas formas: trazendo chefs que trabalham com ingredientes nacionais, divulgando produtores locais, indústrias e mercados, promove palestras e oficinas, tudo relacionado a gastronomia.

Obviamente, quando vou pra esses eventos fico caçando tudo relacionado à confeitaria. Por incrível que pareça, o número de chefs, produtores e insumos relacionados a essa área não é dos maiores quando comparado com a cozinha quente, mas venho percebendo um aumento de uns anos pra cá.

IMG_7987.JPG

A foto acima mostra alguns sabores novos da Cimsal (Mossoró, RN), marca que produz Flor de Sal. Destaque pro sal com chocolate (que é incrivelmente inusitado) e o de caramelo, suuuper aromático. Além deles, outros produtores como o cacau e chocolate da Fazenda Leolinda (Uruçuca, BA) e o queijo canastra da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Região do Queijo Canastra, MG) estavam expondo e vendendo alguns de seus produtos.

IMG_7990.JPG

Além dos expositores, o Fartura promove um espaço dedicado aos chefs, onde a gente pode comer alguns pratos – e doces :d – produzidos com ingredientes nacionais. Super destaque para o Brigadeiro de Cacau das Filhas do Combu (Ilha do Combu, Belém, PA), que produzem o próprio chocolate, orgânico, em barra e em pó. Já a chef Lia Quinderé trouxe um Cremeaux de chocolate, mi Cuit de chocolate 66%, crocante praliné de castanha de caju e pimenta baniwa (foto).

E se você não estivesse contente com tudo isso, ainda dava pra injetar mais açúcar com o Food Truck do Lucas Corazza, onde ele servia Bolo Souza Leão, Mini Entremet e Carolina.

Mas de longe o que eu mais gosto nesses eventos são as palestras e oficinas que trazem profissionais do país inteiro para compartilhar um pouco mais da sua cultura local. Muitos deles acontecem simultaneamente e a gente decidiu parar no Espaço Aulas Senac. A foto abaixo é do sorbet de cajuzinho da Sorbê, uma sorveteria em Brasília comandada pela Rita Medeiros. Ela trouxe alguns sabores para degustação (cajuzinho, araticum, pequi, murici e jenipapo) e falou um pouco sobre a riqueza das frutas do cerrado.

IMG_7994

Logo depois dela, foi a vez do chef Leo Gonçalves contar um pouco sobre sua trajetória na gastronomia e como ela resultou no restaurante O Mar Menino, em Fortaleza. Com muito respeito e amor pela comida, ele apresentou um pouco sobre os pratos que ele serve e como todos são reflexo da gastronomia cearense. Só incrível, deu vontade de pegar um avião dali mesmo e já ir correndo jantar por lá.

O Festival Fartura São Paulo ainda estará aberto ao público amanhã, domingo, a partir de 12h no Jockey Club, em São Paulo. Para quem quiser saber mais informações sobre o evento, visitem o site Fartura Gastronomia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s